quinta-feira, 5 de agosto de 2010

REDES SOCIAIS E O APARTHEID DIGITAL

Amigos,


NESTE PARTICULAR, A COISA TÁ FEIA!

HAJA VISTA, A AVERSÃO POR

MUDANÇAS E INOVAÇÕES.


Foi por volta da década de 90 que o advento INTERNET iniciou suas ramificações em plagas Brasileiras e apesar do longo tempo, mais de 20 anos, muita coisa ainda está por acontecer estruturalmente, mas neste artigo não vou me ater a este fim, pois o que de fato interessa para o nosso cotidiano e para a grande maioria dos usuários são outras observações mais prementes e rentáveis.

Ao perguntarmos para a maioria das pessoas se elas possuem algum documento, certamente a resposta será esmagadora que sim, pois raramente alguém, hoje em dia, não tem pelo menos um RG ou CPF...mas...

A questão que está aí, escancarada e de modo inconsequente é a postura de uma grande maioria, os mais antigos principalmente, isto mesmo aqueles acima dos 30 anos e que ainda tenta botar uma venda nos olhos, pois com o surgimento da INTERNET o MUNDO MUDOU completamente, pra não dizer radicalmente, mas ainda assim o desconhecimento de sua pujança e do seu ativismo globalizado, ainda assim, é muito grande, só com os antigos nesta faixa etária, pois com os mais novos isto é mais difícil acontecer.

Há algum tempo seria normal, mas hoje em dia É INCONCEBÍVEL alguém não ter um E-MAIL, ou não ter entrado na WEB, ainda que só pra brincar ou navegar displicentemente.

Hoje em dia, quase todos tem lá seu E-MAIL e se comunica, ainda que aos trancos e barrancos, mesmo porque quase em todo o lugar lhe é perguntado se você tem E-MAIL e aí é muito “JEGUE” você dizer: “..não, não tenho...” é assinar um gigantesco “ATESTADO DE ATRASO” ...se realmente, não tiver algum e-mail, vão achar que você é um verdadeiro HOMEM DAS CAVERNAS, ainda mais pra quem vai procurar emprego ou se mete a fazer Negócios, o mais incrível, pra não dizer engraçado são aqueles neófitos que de posse do tal E-MAIL até se acham diferentes e superiores, mas enfim...coisa de gente Neandertal.

Obviamente que não vou aqui ficar aqui escrevendo o que todos já ouvem e estão carecas de saber, mas a questão é outra, o “buraco é mais embaixo”...vamos lá...

Dando um salto neste papo de botequim eu pergunto, você está no LINKEDIN?..isto mesmo LINKEDIN?...vou repetir, você tem seu cadastro no LINKEDIN?....hum?!...ahn?!...ighm?!..ohm?!..ulh?!..argh! o que é isso?... certamente, perguntará a esmagadora maioria...muito bem, sem voltas e indo direto ao ponto, LINKEDIN é a MAIOR REDE DE HOMENS DE NEGÓCIOS DO MUNDO, ou seja, só pro cabra ter uma idéia os EXECUTIVOS das 500 Maiores Empresas do Mundo, listados na FORBES estão por lá, sem falar nos Presidentes, Diplomatas, Xeiques, Estadistas, Magnatas, Milionários, Bilionários, Artistas do ShowBiz, Ministros, enfim...pensa em gente grande e de peso, tirando o REI MOMO, certamente, estará por lá...E AÍ? responderá a massa afeita a cerveja, pinga e estádios de futebol e que se deliciam nos insanos e treslocados gritos de GOOOOL, na manipulada catarse Nacional.

E AÍ é que se você NÃO ESTÁ POR LÁ...no LINKEDIN, por exemplo, tenha a certeza de que você NÃO EXISTE no MUNDO DOS NEGÓCIOS civilizados do SÉCULO XXI, ou seja, a famosa história dos analfabetos digitais é mais séria do que se imagina, ou seja, HOJE EM DIA o que existe é um VIOLENTO APARTHEID MUNDIAL sem falar aqui no Brasil, a coisa ainda é pior, muito pior ...ao ponto de darem risada, quando não, torcem o nariz, arregalam os olhos, abrem a boca e babam quando se ouvem coisas do tipo: MYSPACE, ORKUT, AIM, NETLOG, TWITTER, DELICIOUS, SKYPE, BEBO, DIGG, FACEBOOK, MULTIPLY, SQUIDOO, WIKIPÉDIA e tantos outros termos que estão aí ESCANCARADOS e REVOLUCIONANDO o MUNDO por completo, mas mesmo assim alguns milhões de seres humanos, aqui no Brasil, estão de forma displicente, irresponsável e muitas vezes arrogante, completamente por fora da IMPORTÂNCIA, MAGNITUDE E FORÇA das famosíssimas:

“R E D E S S O C I A I S”

Importante salientar que este APARTHEID SOCIAL do Século XXI não é imposto por ninguém, aliás muito pelo contrário ELE É assumido pelas próprias pessoas que dizem NÃO SEREM necessários O CONHECIMENTO sobre estas “COISAS DA INTERNET”...alguns filósofos de padaria, parentes do Jeca Tatu, vaticinam: “...issu aí num dá in nada, é tudo uma babuzera!” ...isto mesmo, são os ORÁCULOS e FALASTRÕES da Vida, pior mesmo quando tentam impor isto aos familiares, filhos e funcionários...AÍ É UM DEUS NOS ACUDA, segura o BURRO com boca de ARARA...aff! ...certamente é o mesmo que ainda pega a fila no Banco pra pagar conta...rsss

Triste é este quadro patético de escala geométrica, pois os benefícios que as REDES SOCIAIS proporcionam são enormes, facilitando em muito a VIDA cotidiana e nas RELAÇÕES COMERCIAIS no MUNDO DOS NEGÓCIOS, ainda mais hoje em dia, sendo tudo Globalizado.

Neste espectro é o que digo há mais de 10 anos, vendedor, corretor, agenciador ou qualquer “coisa do gênero” JÁ ERAM...são peças de museu, são Tiranossauros Rex, sem falar em alguns metidos a ser “imprezário”, isto mesmo é esmagadora a massa de diletantes sobre as REDES SOCIAIS e os maravilhosos contatos que elas nos permitem e possibilidades que antes o homem jamais poderia pensar ser possível e que hoje estão aí bem AO NOSSO ALCANCE.

Ao HOMEM DE NEGÓCIOS contemporâneo se faz necessário a participação ativa nestas REDES SOCIAIS, pois JÁ É VELHO a questão da importância do NETWORK e onde mais ele poderia se “linkar” com tanto gente de peso e tão rapidamente?...sinceramente, em nenhum lugar, só na INTERNET.

Pensar que falamos com um Chinês ON LINE via SKYPE, GTALK ou MSN e ainda com tradutor gratuito!...QUEM PODERIA imaginar esta possibilidade?...indiscutivelmente, no mundo atual não existem mais as chamadas FRONTEIRAS, isto é coisa da época da Guerra fria, pois na VIDA REAL da WEB isto não existe HÁ TEMPOS.

O Homem atual, neste limiar do Século XXI, precisa conhecer a GALÁXIA da INTERNET, necessita URGENTEMENTE se familiarizar com as Constelações das REDES SOCIAIS e funcionabilidade das mesmas, sem falar que é preciso REGISTRAR-SE NA WEB (Blog, site e outras formas mais simples, porém vitais), pois caso contrário ninguém te achará, logo, assim como no futebol, quem não se movimenta não recebe a bola E QUEM NÃO PODE SER ENCONTRADO VIA GOOGLE, certamente, NÃO EXISTE, seria o mesmo que você estar numa repartição Pública e te pedirem algum documento e você responder que não tem...sacou?!

Toda Empresa que se preste tem gente pensante nesta área, dedicando 100% do tempo em WEB, assim como todo cidadão vivo e pensante terá 100% de sua curiosidade e necessidade atendida após inscrição, participação e vivência nas REDES SOCIAIS.

Alguns arcaicos dirão, cuidado isto é perigosíssimo, etc, ectc, etc...certamente, eles não sabem o que falam, seria o mesmo que perguntar ao índio o que é um celular, ou seja, não faz a menor idéia pra que serve. Muito embora, seja compreensível o Medo de alguns, pois expor 100% de sua vida na WEB com foto da família e endereço da casa, aí meu amigo, ISSO É MUITA BURRICE, não tem nada a ver com a INTERNET, é como aquele que tem medo de enxada, pois diz ser perigosa, ou seja, pode matar alguém...ora, ora, ora, isso é óbvio depende de quem usa, pois na mão de outros ela é utensílio para plantação que dará alimentos a muitos outros...percebe?! ...o problema não está no objeto em si, enxada ou computador, MAS SIM EM QUEM usa e o nível de inteligência deste, pois caso contrário ainda andaríamos de carroça e teríamos fogão à lenha.

Tome conhecimento sobre elas, as REDES SOCIAIS, aqui mesmo nesta página, mais abaixo, você tem link direto para algumas, entre, leia e se cadastre, bem vindo ao NOVO UNIVERSO chamado INTERNET, onde orbitam as gigantescas e importantes GALÁXIAS das REDES SOCIAIS.


JOHN ROBERT