quinta-feira, 29 de julho de 2010

FALASTRÕES E ORÁCULOS




ESSE TIPO DE GENTE É O QUE MAIS TEM, NÃO SE ENXERGA, NÃO SE TOCA. ENCHE O SACO!!! Via de regra em assembléias, simpósios, reuniões e encontros com amigos nos deparamos com esta situação, que é uma das mais constrangedoras nas RELAÇÕES INTERPESSOAIS. Sabemos, hoje, da importância vital do NETWORK e da nossa participação constante em eventos sociais como atividades precípuas aos HOMENS DE NEGÓCIOS que desejam, no mínimo, estarem integrados com o mundo a sua volta, promovendo, através de seu Marketing Pessoal, a propaganda de seus BUSINESS.


Muito embora seja dito que o homem está no topo da escala evolucional, segundo Darwin, infelizmente ALGUNS ainda possuem atitudes que desabonam a RAÇA HUMANA, infringindo a BOA EDUCAÇÃO, MODOS E DIPLOMACIA. Vejamos... Nada mais desagradável do que num diálogo você ter como seu interlocutor alguém que não se toque e não se enxergue e comece a falar absurdos dos mais variados, como descer o pau em alguém, fofocar, falar da vida alheia, recriminar outrem, só observar possíveis erros, ridicularizar, ficar tentando achar defeitos, esnobar, se achar melhor do que outros, etc... TRAINDO A CONFIANÇA de quem ouve tais impropérios, mas, principalmente, traindo a zelosa acolhida que um ANFITRIÃO, amável e gentil, proporcionou aos que comungam dum mesmo ideal num evento social de cunho fraterno e amistoso, ainda mais em sua casa e/ou empresa.


Este cidadão "FALASTRÃO E CHATO" que fora recebido, à princípio, como candidato à "fraternidade", ainda é um aprendiz sobre a ARTE DE VIVER EM GRUPO e deve ter a atenção chamada em público, pois TRAIU A CONFIANÇA DO GRUPO DE VELHOS AMIGOS. Deve receber tratamento na mesma moeda, justamente para perceber que FICAR DE BOCA CALADA é sinal de SABEDORIA, na maioria das vezes, e para que NUNCA MAIS SE REPITA TAL FATO sob a pena de não mais se beneficiar da companhia de VELHOS AMIGOS que se encontram para se confraternizar e jamais para falar mau da vida dos outros. Caso o dito cujo não se emende ou não tenha novos propósitos de vida em grupo, ele deve ser banido imediatamente, pois é muita COVARDIA, CARA DE PAU E MAU CARATISMO tais atitudes levianas e anti-fraternas, para com todos, logo ele é pernicioso ao grupo e à Sociedade, afaste-os.


Outra atitude desconfortável e ridícula é a daquele cara que não se toca e SÓ ELE FALA, nunca para e não fecha a boca, uma verdadeira metralhadora verbal, parecendo que bebe água de chocalho ou que vai morrer naquele dia, pois necessita contar sua vida inteira em poucos minutos, precisa falar, quer contar, necessita ser ouvido... Uma loucura de chatice!!! Quem aguenta essa turba de linguarudos inveterados é um pé no saco! Parece aqueles cachorros que ficam presos em quintal e quando se abre o portão saem correndo pela rua. Assim é essa turma de FALASTRÕES CONTUMAZES. Vivem fechados em suas vidas e se dirigem para encontros profissionais e reuniões de amigos achando que o ouvido dos outros é PENICO. SÓ ELES QUEREM FALAR... blá, blá, blá, blá, blá, blá, blá, blá, blá, blá, blá, blá... aff!!


A MISSÃO desta turba de "FALADORES DE PLANTÃO" é "MONOPOLIZAR" a conversa, ferre-se você que ouve, enxergam SÓ A SI PRÓPRIO e o mundo a sua volta tem que lhe atender aos delírios de sua existência numa FALAÇÃO LOUCA. E tome-lhe, blá, blá, blá, blá, blá, blá, blá, blá, blá, blá, blá, blá... Seguuuuuura! Por incrível que pareça, AINDA PODEM SER PIOR do que se imagina, ou seja, é quando escolhem FALAR DE SI PRÓPRIOS, como num divã, chegam a entrar em verdadeira catarse com as suas elocubrações e devaneios existenciais, sendo que aí o interlocutor (o babaca que fica ouvindo) é obrigado a dar uma de psicólogo a ficar exposto ao ridículo, ouvindo as divagações da biografia do carente emocional que ao invés de se resolver como gente e se tratar psicologicamente com ajuda profissional. Procura Networks Profissionais e reuniões de amigos para encher o saco dos outros...ohhh!


Gentalha que NÃO SE ENXERGA, haja paciência e saco! Cá entre nós, PIOR MESMO é quando este "PÉ NO SACO FALASTRÃO" é o chefe, líder ou o dono da empresa, aí ferrou!!! Vai ter que suportá-lo durante muito tempo...rsss... Bom, pelo menos você recebe algum $$$ para agüentá-lo, mais "gratuitamente" como fazem alguns. MEU, NEM F... não dá mesmo! Me desculpe! Logo abaixo, estão listadas algumas regrinhas simples e básicas para não ser considerado um CHATO DE GALOCHA ou vulgarmente chamados de ORÁCULOS, batizado por alguns, atrapalhando o andamento de reuniões profissionais e agrupamentos de amigos, minimize os erros, siga-as:


1) Fale com objetividade e moderação, não se estenda muito;
2) Ouça com atenção e real interesse, disponha-se a ajudar;
3) Responda com tato, educação e diplomacia;
4) Busque aproximar as pessoas desconhecidas;
5) Dedique-se a ser extremamente simpático, nada menos que isso;
6) Não entre em discussões infrutíferas e calorosas do tipo religião, futebol e política;
7) Dialogue sobre ideias e não pessoas, demonstre sua grandeza e altivez;
8) Fuja dos falastrões, se não der convide-os a ficarem calados ou irem embora;
9) Crie um clima fraterno propício a bons Negócios e/ou amizades;
10) Aumente sempre sua rede de NETWORK com pessoas cultas e altruístas, só elas te ajudam de fato;


Dentro deste escopo, se faz necessário o conhecimento de REGRAS PARA DIALOGAR, AGRADAR E SER ADMIRADO, caso contrário você NÃO TERÁ ÊXITO como pessoa ou homem de negócios, haja vista que todo animal na natureza tem seus afazeres e o do homem, seja lá qual for, passa pelo diálogo e COMUNICAÇÃO. Buscar TREINAMENTO para RELAÇÕES INTERPESSOAIS é vital, pois o bom DIPLOMATA usa a fala e dialética como um KUNG FU promovendo sempre SUCESSO E EFICÁCIA em seus empreedimentos privados e profissionais. Para aprender COMUNICAÇÃO, não tenha dúvidas TREINAMENTO É A SAÍDA, pois ninguém nasceu sabendo, salvo os GÊNIOS, mas eles são raros e nem sempre estão a disposição para ensinar-nos. Sinceramente, às vezes nem eles conseguem, veja: Link: http://www.youtube.com/watch?v=tQnR88mgPZg&feature=related


JOHN ROBERT

                                                     /
VENDEDOR CAMPEÃO




VENDEDOR NÃO VISITA, NÃO É MÉDICO!
VENDEDOR NÃO PROSPECTA, NÃO É A PETROBRAS!
VENDEDOR, NA VERDADE, É AQUELE QUE VENDE!




Já aviso que o artigo abaixo é nitroglicerina pura para a cabeça dos incompetentes e nem perca tempo lendo, ou seja, só os campeões irão se identificar, outros que não gostarem e se este for o seu caso, tenha a certeza, és um perdedor feliz, mas és um perdedor... Lembre-se disso! Muito embora as colocações acima sejam um tanto quanto incisivas, fanáticas e obsessivas, no entanto, se fazem necessárias, pois é preciso que a pessoa na qualidade de vendedor saiba que pode e até deve ter muitas habilidades como prospectar, visitar, dialogar, fazer relatórios etc, etc, etc... Mas nunca deve se esquecer... nuuuunca, jamais, nunca deve se esquecer da atitude mais importante e que o qualifica como tal, ou seja: "vendedor é aquele que vende".


Esta frase gera muita confusão para a grande maioria dos que trabalham em vendas, pois há aqueles que não concordam, em verdade, seja lá o que você venda de alfinete a navio. Na prática, "vendedor" é quem "fecha o negócio". No mundo das vendas, premiar incompetentes é a desgraça para uma organização empresarial séria e que se propõem a ser ícone em seu seguimento, pois "premiar incompetência" acaba infestando na mente dos funcionários o "vírus letal" da "acomodação" e dissemina uma mensagem subliminar em toda a empresa de que se você não vender, não tem problema... tudo bem, pois você fez um trabalho e muito legal! Não vendeu, mas trabalhou bem! Então, está tudo certo!


Isto é o maior absurdo!!! Esta merda proferida por muitos é quando entram nas lideranças de vendas administradores que nunca pegaram numa pasta de vendas e/ou jamais saíram para vender. Aí temos que ouvir estes disparates acima, de que é importante o bom trabalho e está bom assim! Em "vendas", o que vale: "é o fechamento e ponto final". A cartilha do trabalho bem feito é importantíssima e vital, honrando a atividade profissional escolhida, mas deve, obrigatoriamente, estar acompanhada com o desfeche do fechamento da venda, caso contrário, criam-se funcionários que "estão" em vendas, mas "não são vendedores. Cá entre nós, existe uma diferença muito grande entre o ser e o estar, correto?


Portanto, não basta estar em vendas, é preciso ser vendedor e, neste caso, deves ser o "grande matador", "o grande fechador de negócios", tal qual no futebol, que apesar de 11 jogadores em campo, chama-se apenas um. Olha só, chama-se apenas "um cara" para acabar com o adversário, chama-se o "grande goleador", mais conhecido como: craque". Romário, Zico e Ronaldo personificam bem este perfil matador de personalidade vitoriosa e intolerante à derrota. Estes "gênios do futebol" nos fazem recordar a frase do famosíssimo, técnico americano, Vince Lombardi, campeão diversas vezes e que bradava em alto e bom som: "Vencer não é tudo, é a única coisa".


Já nas pistas, Ayrton Senna foi um grande exemplo, pois só lhe interessava a pole-position e, dentro das pistas, na hora da corrida, só a vitória! Fora disso, se perdesse, saia do carro dando pulos, puto da vida e dava um belo esporro na equipe que não equalizava corretamente seu carro, foi tão disciplinado e dedicado que até seu consultor físico, Nuno Cobra, dizia textualmente que o Senna o ensinou também muito sobre "almejar vencer", haja vista que sua maior declaração deixada ao mundo, trata-se única e exclusivamente sobre a vitória. Relembre agora.


O vendedor fechador ama loucamente o ápice do reconhecimento humano, sabe que este sentimento é altamente prazeroso e não tem dinheiro que pague, mesmo porque um vendedor campeão sempre ganha muito bem, porém não é só o dinheiro que o mantém aceso, mas também o desejo de vitória, desejo de fazer o certo e o correto, desejo da excelência profissional. Existe, lamentavelmente, em muitas equipes de vendas, uma cultura das aparências em que todos se enganam tentando demonstrar ao outro que está trabalhando muito... e na prática não está. Ou seja, raros são os que se preocupam, de fato, com o resultado. Digo, raríssimos são os comprometidos com o negócio como um todo e quando existem, via de regra, são ridicularizados entre a turba de vendedores perdedores e que até se ocupam de atividades de vendas, mas se esquecem de "fechar vendas". Gostam de passear, posar, demonstrar, falar... adoram aparecer, vivem numa "catarse psicológica", numa masturbação mental sem fim, tentando enganar a todos de que eles trabalham, mas enganam, sim, a si próprios. Desta forma, levam sua empresa a baixos índices de faturamento, deixando de "cabelo branco" o "dono do negócio" e seus investidores.


Sábio o dono que enlouquece desejando ter só fechadores de negócios, ou seja, ter apenas vendedores campeões. Este é o paraíso desejado pela maioria. Utópico, sabemos, mas deve ser perseguido inspirando toda equipe de vendas ao sucesso e êxito profissional. Porém, deve haver muito trabalho em treinamento personalizado, sem o que nada é atingível dentro de um business plan rentável, logo quem não treina, quem não se prepara está, na prática, a reboque do acaso. Depende mais da sorte do que de um trabalho profissional metódico, disciplinado focado em resultados.


Dentre todas as atividades que um vendedor deve ter, nenhuma se compara em importância e valor como ao ato de fechamento de negócios, pois se fosse ao contrário, haveria campanha pra quem faz o melhor relatório, melhor atendimento, maior quantidade de visitas etc ... Todas estas outras atividades não menos importantes sofreram com o advento da Lei de Moore, digo, do avanço das tecnologias. Muitas atividades burocráticas viraram commodities, pois existem sistemas e softwares que os substituem com eficácia, deixando só o fechamento de vendas como a "jóia da coroa" para o vendedor que deseja o sucesso, reconhecimento e grana. Dessa forma, faça tudo o que é pertinente à atividade de vendas, porém nunca se esqueça de "fechar negócios". Caso contrário é, sim, um custo operacional dispendioso, pesado e altamente desagradável aos olhos de investidores de um negócio.


Quer ser desejado? Então venda!


Quer ser reconhecido? Então venda!


Quer ganhar bem? Então venda!




Venda, venda, venda!




Caso ache duro demais estas colocações, certamente, um dia se tornarão verdades, principalmente, quando você tiver seu próprio negócio. Aí sim compreenderás que só o fechamento de negócios é o que interessa, nada mais. O resto é descartável, ou melhor, terceirizável. Por incrível que pareça, existem organizações que incham tanto a máquina administrativa que acabam possuindo mais gente nos escritórios do que em vendas e sabemos que deve ser exatamente o contrário. Foi assim que gigantes do comércio mundial perderam share ou sumiram por completo, logo toda força de vendas deve ter como missão principal:




"F e c h a r     n e g ó c i o s"




JOHN ROBERT

                                                     
O SÉCULO XXI




O Século XXI, torna-se cada vez mais complexo, dinâmico, conturbado e suas transformações tem ocorrido numa velocidade muito acelerada.


Os Governos do mundo ainda não conseguiram satisfazer aos anseios dos povos injustiçados deixando-os bem longe de uma vida saudável e feliz!


Aos dirigentes das Nações, cabem promover profundas transformações em nossa Sociedade, caso contrário ainda poderemos assistir muitas Revoluções e Guerras sangrentas por todo o Planeta Terra.


A liberdade e Independência precisam ser implantadas na vida de bilhões de seres humanos, promovendo assim a tão sonhada Justiça, Igualdade e Fraternidade.


O emprego transformou-se por completo, no limiar deste Século XXI, gerando uma gigantesca massa de pessoas sem condições de se sustentarem financeiramente, aumentando assim os desvios Sociais e gerando grandes, constantes e profundas instabilidade às Sociedades.


Implantar uma nova geração de trabalhadores é vital e necessário, pois os requisitos profissionais essenciais aos dias atuais inovaram-se por completo, logo os Institutos de Ensino devem se enquadrar em Sistemas Educacionais e de Instrução mais adequados aos nossos tempos, haja vista as profundas evoluções tecnológicas e científicas que descortinam na aurora do Terceiro Milênio.


Às Empresas cabem um novo comportamento diante do Mercado atual tendo em vista a acirrada concorrência e necessidade de aprimoramento constante, buscando fazer jus à competitividade crescente, sendo assim, adequar-se ao novo mundo é básico, imperativo e vital, muito embora o melhor posicionamento sempre será o de estar na vanguarda dos Negócios, reinventando, criando e inovando constantemente, pois só assim estarão em posição de pioneirismo, assim poderão ampliar sua participação de Mercado e assegurar uma amplitude e longevidade de sua existência às futuras Gerações.


Ao Homem do Terceiro Milênio é vital saber os avanços em todos os seguimentos, principalmente no campo das Ciências e Religiões, pois só a informação trará conhecimento e com o tempo a sabedoria.


A Inteligência aliada ao Amor formam a Sabedoria e ambas representam as "asas da evolução", principalmente neste Século em que o Mundo é uma Aldeia Global, alinhavado pela Internet e Sistemas cada vez mais avançados de Comunicação.


Ao Homem contemporâneo sobra-lhe apenas a opção de elevar-se às culminâncias do Saber buscando a Evolução, caso contrário seu ostracismo será inevitável.


Século XXI, dinâmico, complexo, conturbado, célere e injusto, porém riquíssimo em Oportunidades jamais pensadas pelo Homem de outrora.




JOHN ROBERT


                                                     
O PODER INVISÍVEL DENTRO DAS EMPRESAS




VERDADE SEJA DITA, PARA ELES (AS) NINGUÉM DÁ A MÍNIMA... RECEPCIONISTAS, TIAS DO CAFÉ & FAXINEIRAS.


Muito embora esta seja a verdade que ocorra, rotineiramente, nas EMPRESAS EM GERAL esta força tarefa se constitui sob o apanágio de F O R Ç A I N V I S Í V E L. Isto mesmo, essa FORÇA DE TRABALHO é indiscutivelmente a que, de fato, conhece como ninguém a FREQUÊNCIA DA RÁDIO PEÃO, que diga-se de passagem toca em qualquer organização (pública ou privada) promovendo e/ou difamando empresas e pessoas.


Estes colaboradores não valorizados e/ou reconhecidos conhecem todos os meandros da empresa na qual trabalham. Da sala da presidência ao chão de fábrica, eles sabem de tudo, pois são como formigas numa organização - trafegam por todos os cantos, possuem a AUTORIZAÇÃO de TRÁFEGO LIVRE em qualquer recinto ou departamento da empresa devido a sua condição profissional, tendo em vista que, também, não metem medo ou receio em ninguém. Porém, ao poderem trafegar com tanta facilidade e permissividade em LUGARES SIGILOSOS & SECRETOS, carregam consigo os SEGREDOS DA EMPRESA E DAS PESSOAS... ninguém imagina, mas eles sabem de tudo, PODEM TER CERTEZA!...podem promover ou derrubar!


Saindo um pouco desta questão, gostaria de salientar o "CRIME" que cometem as empresas em geral ao remunerarem tão "parcamente" estes colaboradores - na verdade, até poderia dizer "porcamente".


Claro que outras atividades são importantíssimas dentro de uma organização... no entanto, isto não significa relegar ao ostracismo total essa gente (de valor), que quando BEM PAGA, TREINADA & ORIENTADA pode ser transformada em VERDADEIROS DIPLOMATAS DO SEU NEGÓCIO, tanto para os outros funcionários em geral quanto para os que lá visitam (clientes e afins).


NÃO ADIANTA NADA uma empresa construir uma bela recepção, com design e ornamentação, se a sua RECEPCIONISTA não estiver à altura em trajes, asseio, boas maneiras e educação. Tristemente, vemos ocorrer justamente o contrário, ou seja, raramente você é recepcionado por alguém com um BELO SORRISO e de atitude cortês, provavelmente porque não receba da empresa na qual trabalha recíproca igual. Logo, ela acaba por transmitir em seu dia dia todos os seus pesares e ressentimentos de insatisfação no trato aos clientes e visitantes. Como se diz na gíria: "...ela liga o FODA-SE!"


RECEPCIONISTAS deveriam ser a "MISS SIMPATIA" de todas as empresas, sorrindo sempre a tudo e a todos. Difícil? Não, não é... tem muita gente por aí que já nasceu assim. É FELIZ por natureza. Logo, essa gente é que deveria estar lá na frente, NA RECEPÇÃO das empresas, E NÃO aquelas coisas que sempre encontramos, ou seja, um SHOW de TÉDIO & MAU HUMOR, proferindo o velho: "...vai falar com quem?" ou ainda "...o senhor marcou hora", ou ainda, "...aguarde um minuto, por favor"...TUDO FALSO, TUDO MUITO ARTIFICIAL... aff, haja saco!... IMAGINEM A AURA DESTA ORGANIZAÇÃO.




Algumas empresas até zelam nesta parte da recepção, dando um "fino trato", mas erram lá dentro, ou seja, o cliente em questão adentra à empresa com uma BOA IMPRESSÃO, pois foi bem recebido lá na entrada, mas ao se acomodar interiormente, é recepcionado, novamente, pela segunda vez, quando recebe uma abordagem da TIA DO CAFÉ, que lhe ofereçerá um... Bem aí começa outra deprimente constatação, pois se esta funcionária não tiver tido algum cuidado profissional adequado, acabará por derrubar toda a primeira impressão que obteve na entrada, por exemplo, basta a TIA DO CAFÉ proferir um pequeno comentário do tipo: "...se num sabe o inferno que é isto aqui" ou ainda "...bom dia, bem vindo a loucura, aqui é fogo" ou ainda "...hum, tanta arrumação, mas se esquecem de nós" ou ainda "...bom dia filho, tudo bem com você, olha eu não vejo a hora de sair daqui eu não aguento mais..." e por aí vai...


As TIAS DO CAFÉ são, verdadeiramente, as grandes DIPLOMATAS, são elas que ao servirem um BOM CAFÉ aos CLIENTES & VISITANTES sempre deveriam fazê-lo acompanhado de uma frase estimulante para o dia dia do Cliente e/ou Visitante em questão, sem falar que deveriam também emitir outra frase, complementar, com alguma CONSIDERAÇÃO NOBRE sobre a Empresa e/ou o Dono, suas atitudes fazem toda a diferença no dia dia!...não tenham dúvidas sobre isto!...elas fecham e/ou destroem negócios antes das reuniões acontecerem, são poderosas sim, aliás muitas delas sabem disso!


Você não vê a hora para eu comentar sobre as FAXINEIRAS certo?!...então vamos lá...


Essas mais do que qualquer outra(o) são as mensageiras da DESGRAÇA e/ou SUCESSO da Empresa, pois elas podem muito bem sairem disseminando "measmas pestilentos" por toda a Empresa, basta uma delas estar de mau com alguma coisa e pronto, ELA ESPANTA CLIENTE, DESTROEM NEGÓCIOS, ENFIM... AFUNDAM A EMPRESA...


Em cada Departamento da Empresa que a FAXINEIRA entrar e dizer em bom som: "...nossa o dia hoje não acaba mesmo heim?!..." ou ainda "...o chefinho tá um nojo hoje" ou ainda "...aquele Dono é muito ruim mesmo!...você não imagina o absurdo, que eu ouvi ele dizer de fulano..." etc...


Percebeu?...sacou?...viu que PODER INVISÍVEL que estes colaboradores possuem, apesar de sua frágil função?...tão fracos e tão poderosos! IMAGINEM agora toda essa tropa junta (Recepcionista, Tia do Café e Faxineira) destilando o MAU HUMOR, olha só: "..o Novo ou provável Cliente vai visitar a Empresa e se depara logo na entrada com alguém que nem olha pra ele e lhe diz, estupidamente: "...vai falar com quem?"...só isto e mais nada, aí você fica lá em pé e não sabe se ela já avisou ou não...enfim...muito bem, de repente a RECEPCIONISTA grita: "...pode entrar!" ...você entra e não sabe pra que lado vai...digamos que você se ache e fica aguardando lhe chamarem novamente, daí surge a TIA DO CAFÉ que também NÃO OLHA pra sua cara e nem lhe dá BOM DIA, muito menos oferece-lhe café, simplemente passa bufando, ataca a cafeteira num canto e pronto! certamente derrubou um copinho no chão, mas ela coloca-o novamente para ser usado, passa um pano mau cheiroso na mesa e sai num pinote lascado!...não, não, não...ainda não acabou, como não se bastasse surge a FAXINEIRA lá no fundo do corredor e que vem varrendo tudo numa violenta velocidade levando você a ficar em estado de ansiedade e alerta, pois começa a imaginar: "...se esta mulher vir pro meu lado tô ferrado, pois ela vem batendo a vassoura em tudo que encontra pela frente e nem dá bola pra nada, logo quando chegar aqui, certamente, eu não escapo de um acidente...vou tomar uma vassourada, com certeza...SUA ADRENALINA VAI A MIL, pois ela vem se aproximando, mas você teve sorte a FAXINEIRA é quase, eu disse quase educada...sabe o que acontece?..kkkkk ela profere um bom e alto: "...dá licença!" e manda ver com a vassoura sob seus pés"...não, não vai embora não...pra lhe provocar mais ainda, antes dela partir ela dá uma paradinha de frente pra cafeteira, pega um café, toma e faz um lançamento de copinho na lixeira, às vezes acerta...e você?!...ha, ha, ha...você fica lá com aquela cara de tonto, não acreditando no que já passou naqueles breve 10 minutos desde quando entrou naquela Empresa...um VERDADEIRO SHOW DE DESELEGÂNCIA, DESRESPEITO, ANTI-PROFISSIONALISMO EIVADO EM DESUMANIDADE!


Pior mesmo é quando você, definitivamente, está com a pessoa em questão, na sala de reunião ou não e ela lhe diz: "...em nossa Empresa o Cliente está em primeiro lugar..." ou ainda "...para nós, todos os colaboradores são importantes..." e por aí vai...


Percebeu o PODER INVISÍVEL que esta turma possui, sim isto mesmo...SÃO PODEROSÍSSIMOS, pois se efetuarem uma comunicação totalmente NEGATIVA desde a recepção ou em qualquer momento anterior ao encontro comercial, certamente, ao adentrar a sala com a pessoa em questão, BOA PARTE DO NEGÓCIO já foi pro sacou!...já era!...porém o ÊXITO DO ENCONTRO será mais provável quando o clima já foi consolidado POSITIVAMENTE desde a recepção, passou pelo café e se firmou na higiene da Empresa.


Portanto, não subestime essa FORÇA DE TRABALHO, naõ subestime esse PODER INVISÍVEL...treine-os, pague melhor que o mercado de trabalho está acostumado e acima de tudo valorize-os dizendo a TODOS DA EMPRESA que esta gente é de muita importância para todos que estão lá e ratifique suas funções com os correlatos benefícios que trazem para a Organização, desta forma você estará promovendo RECONHECIMENTO, ato que raramente fazem e que COM CERTEZA ABSOLUTA bem Administrado promove resultados benéficos e indiretos nos NEGÓCIOS DA EMPRESA.


Atenção máxima, pois muito destes colaboradores, amanhã virão a ocupar cargos executivos em sua Organização, logo olho clínico nos talentos escondidos, mau remunerados e não reconhecidos...NÃO PERMITA MAIS QUE ISTO OCORRA, ajude-os e SALVE SUA EMPRESA aumentando o fechamento de NEGÓCIOS, através desta:


"F O R Ç A   I N V I S Í V E L".




JOHN ROBERT


                                                     
O EMPREGADO TRADICIONAL




Crer ou não, não é a questão! Pois estas linhas são axiomáticas! Antecipo que este artigo destina-se apenas aos seres humanos comprometidos com a evolução do mundo e crescimento pessoal. Nada mais enfadonho e rançoso do que o cidadão que ganha seu dinheiro na qualidade de empregado, isto mesmo, aquele que tem um emprego. O quê? Se tenho algo contra "estar" empregado? Não, jamais! Óbvio que não mesmo! Acontece que a maioria esmagadora dos que possui um emprego tem ainda a mentalidade da década de 70, que diga-se de passagem foi a última na história do mundo onde a segurança empregatícia poderia ser alcançada. De lá pra cá, tudo mudou. Haja vista que a coisa mais difícil, hoje em dia, é alguém se sustentar num emprego tradicional.


Sabemos, há décadas, que a única certeza é a "mudança". Não crer neste axioma de vivência profissional é subir num cadafalso, muito embora ainda existam alguns "dinossauros" organizacionais. Tentando a todo custo "impor" suas ideias retrógadas num mundo caótico, virtual e revolucionário como é hoje, no século 21. O mago dos negócios Steve Jobs é o "ideal a ser perseguido", pois de fato, como poucos, ajudou o mundo a evoluir, promovendo prosperidade e crescimento radicais em nossas vidas.


O problema de alguns funcionários empregados é que em função da falta de leitura, deixando de lado aprendizado e conhecimento, se debruçam em viver um dia após outro sem mudanças e/ou inovações. É aquela maresia vivencial, um verdadeiro parasita dos que efetivamente trabalham para o crescimento do mundo.


Essa parcela de gente, turba de "empregados vagais e acomodados", só sabe reclamar do salário que ganha, sem falar nas constantes reivindicações dos tais "direitos do trabalhador". É aquele funcionário à moda antiga, que ainda crê na "ilusão e utopia" da segurança e estabilidade de emprego. Não se dedicando a aprender que seu emprego está diretamente ligado, muito mais, a fatores econômicos e sociais, dependendo pouquíssimo e quase nada da vontade do empresário, dono do negócio.


Este empregado preguiçoso, tal qual "erva daninha", é o ranço de uma organização, só sabe falar das ocorrências do dia-a-dia, não aquelas que de fato valem a pena, mas aquelas que se dedicam à fofoca e maledicência. É um "câncer" dentro das empresas, deve ser extirpado! Esta "gentalha" adora um feriado, e não vê a hora de dar 18h pra ir embora e assistir a novela e/ou futebol. Quem suporta uma "babaca destes"? Certamente, nem a mulher dele, pois na hora do sexo deve ser aquela "merda", pois para ele não existe inovação. Salve o velho "papai, mamãe" e coisas do gênero!


No lar, vai ser um ditador e déspota, tudo tem que ser do seu jeito e nada pode mudar. Se tiver filha, coitada, vai colocá-la como freira ou como assistente em igrejas evangélicas. Enfim, o cara é um "verdadeiro mala" e crê que a tal segurança possa ser alcançada sem mudanças. Quer "omelete sem quebrar ovos" e "voar sem bater asas". Impossível!


Não precisa nem falar que "esta coisa que nasceu como humano" se acha "o injustiçado" por Deus, crê piamente que seu chefe é um incapaz e folgado e que o dono da empresa "ganha no mole" sobre os amigos do trabalho. Ahhhh, sim, este ele gosta... e gosta muito, pois é o gado, a massa, o povão. Sim, isto mesmo, lá na linha do chão da fábrica ou becos do escritório, existe um monte de gente igualzinha a ele. Logo, há uma identificação. É a "murtidão dus trabaiadô"!


Este empregado tradicional e jurássico deveria saber à luz de estudo, leitura e conhecimento que seu salário está diretamente ligado à sua produção, competência, comprometimento, talento, liderança e inovação. Sem isso, ele é commoditie. Receberá pouco dinheiro, pois para sua vaga de emprego existem milhões de outros seres "limitados e acomodados" que vendem o "tempo precioso" de suas vidas na troca de uma "merda de salário".


Entregam-se ao marasmo do cotidiano na idiotia da rotina burocrática, estacionam suas vidas como uma pedra no fundo do mar. É lamentável, pois para nada servem, nem para pegar gripe, pois um "vírus inteligente" não pega estes "já parasitas". O que fazer com eles? Muito simples, extermine-os com a famosa frase de Donald Trump: "You’re fired!".


No Brasil, quem a proferiu foi o Roberto Justus e agora é o João Dória Jr., no programa "O Aprendiz", que magistralmente mostra que numa empresa os "medíocres não têm lugar". Aliás, Darwin já provou isto com sua Teoria da Evolução, onde só os mais fortes sobrevivem, esboçada na lei da seleção natural das espécies. No reino animal, "morreria", mas como ser humano procuram os chamados empregos e tal qual "ratos organizacionais", infestam as empresas pelo mundo, promovendo muito trabalho aos líderes compromissados com resultados, crescimento e realização de metas.


Sábio foi Henry Ford quando cunhou a frase: "A pior coisa que pode acontecer a um empregado é ele ter salário fixo, o que o acomoda, o levando à estagnação". Portanto, ficam as certezas:




1) A mudança é líquida e certa


2) Instrução e educação são vitais


3) Sabedoria e amor são as asas da evolução


4) Conhecimento é dever diário de todos




O trabalhador tradicional, enquadrado num clássico emprego, deve, apesar de "estar" como funcionário, ter postura, pensamento, sentimento e atitudes de um empresário. Só assim, poderá crescer e ter promoção dentro da empresa na qual trabalha. Caso contrário, deverá ser habilmente enviado para a concorrência.


JOHN ROBERT