quinta-feira, 29 de julho de 2010

TREINAMENTO E MOTIVAÇÃO




LEIA OUVINDO: http://www.youtube.com/watch?v=6t_4BL1TXbw&feature=related


Amigos,


DE CERTA FORMA HÁ SIMILITUDE
PORÉM UMA PEQUENA DIFERENÇA
DELINEIA O "JOIO DO TRIGO"


Este artigo esta sendo escrito pois explodiram as dúvidas sobre o mesmo tema, sendo assim, espero atender à solicitação dos amigos, caso haja mais algum detalhe que, por ventura, tenha faltado, por favor, me solicitem ok.


Costumeiramente, há sim uma grande confusão entre TREINAMENTO E MOTIVAÇÃO, levando muitos a acharem que um e outro são a mesma coisa, mas relembrando, NÃO SÃO...NÃO MESMO!...há similitudes, mas sutis diferenças os colocam em lados bem opostos como o cruzamento das águas do Rio Negro e do Solimões como mostra a foto abaixo:


Link: http://www.diariodeumjuiz.com/?p=1176


Ou seja, ambos são rios, mas há diferenças que os separam muito bem, da mesma forma é o TREINAMENTO E A MOTIVAÇÃO, ambos são matérias de Ensino Empresarial mas pequenos detalhes os separam.


Em TREINAMENTO até pode haver MOTIVAÇÃO, mas MOTIVAÇÃO não é TREINAMENTO, sendo que um se escora na "RAZÃO" e o outro na "PURA EMOÇÃO".


O TREINAMENTO é algo que necessita de FATOS, de REALIDADE, de DADOS FIDEDIGNOS, justamente para com "detalhes reais" instruirmos os aprendizes com INFORMAÇÕES verídicas, levando-os ao CONHECIMENTO e conseqüente SABEDORIA.


A MOTIVAÇÃO se basta pela ALEGRIA, EMOÇÃO, EMPOLGAÇÃO E AGITO sem nenhuma base racional, pois não há necessidade, ou seja, para MOTIVAR até um desinformado e ignorante pode fazê-lo, bastando ter um pouco de "SILVIO SANTOS" no sangue e aí o resto acontece, são os festeiros e agitadores, aliás imprescindíveis nas Organizações, pois são a GASOLINA deste Carro chamado Empresa.


Agora surge a pergunta que não cala: "O QUE É MELHOR, TREINAR OU MOTIVAR ?"


Claro que aqui quase todos dirão que os dois são importantes (TREINAMENTO E MOTIVAÇÃO), como de fato o é, mas na prática, as Empresas mal e mal se dedicam apenas à MOTIVAÇÃO, relegando o TREINAMENTO ao ostracismo, o que é triste, pois sem TREINAMENTO não se chega a lugar nenhum, como diz o velho ditado:




"NAU QUE NÃO SABE ONDE QUER CHEGAR, QUALQUER VENTO LHE É FAVORÁVEL"




TREINAMENTO E MOTIVAÇÃO são a corda e a caçamba, ou seja, ambos se completam, pois se um é a GASOLINA como disse, o outro é o MOTOR, logo um sem o outro NÃO VÃO LONGE, aliás NÃO SAEM do lugar.


No TREINAMENTO são reunidos todo detalhe que poderá nutrir a MENTE dos aprendizes para que façam a melhor escolha e/ou tomem a melhor decisão. Todos os pontos de uma questão devem ser levados em consideração e estudados minuciosamente, pois nos trazem detalhes para elaborarmos ESTRATÉGIAS EFICAZES.


Na MOTIVAÇÃO são levantados todos os princípios de vida, regras de moral, fundamentos do caráter e ditames da ética, buscando atingir o lado EMOCIONAL da tropa, para depois incutir em seus corações "A MISSÃO" a ser atingida e executada.


Na prática existem grandes MOTIVADORES TREINADORES e poucos TREINADORES MOTIVADORES, pois a gasolina não precisa do motor para explodir, basta uma centelha e BUMMMM!!! acelera e inflama a PAIXÃO DA TROPA pelos IDEAIS alimentados de toda uma Corporação, aliás FANTÁSTICO MOMENTO É ESSE!...quando há um GOZO em conjunto e um GIGANTESCO GRITO DE GUERRA!...só quem VIVEU, VIVE e ainda VIVERÁ estes MOMENTOS ÚNICOS que sabem SEU VALOR CONTAGIANTE E IMPAGÁVEL!


Sinceramente, ninguém escapa duma REUNIÃO MOTIVACIONAL contagiando a todos que lá estiverem, ao ponto de arrancar lágrimas duma platéia inteira e principalmente daqueles mais dedicados e inspirados à LIDERANÇA...AQUI OS LÍDERES DE VERDADE GOZAM DE INTENSA EMOÇÃO, são capazes tudo...É A NATA DE ESPÍRITOS DE ESCOL ENCARNADOS NA TERRA!


O grande problema é que a MOTIVAÇÃO é como um RAIO, é veloz, é intensa, mas ALTAMENTE "FUGAZ", do mesmo jeito que VEM, ela VAI.


Daí a necessidade de implantar nas Empresas esquemas de MOTIVAÇÃO CONSTANTE E DIFERENCIADOS para NÃO CAIR EM ROTINA, ou seja, É VITAL que se MOTIVE sua tropa, mas sempre com maneiras e formas diferentes sem o que a MOTIVAÇÃO tornar-se-á apenas eficiente e não eficaz.


Já o TREINAMENTO é algo sólido, duradouro e ALTAMENTE PUJANTE ao ponto de FORMAR CAMPEÕES CONSTANTES E SOLDADOS VENCEDORES, VITORIOSOS E COMPROMETIDOS, haja vista que são os dados verídicos, nutridos para toda tropa que fortalecem sua CONFIANÇA E FÉ, portanto, se a tropa estiver DESMOTIVADA, mas de posse de DADOS SEGUROS, REAIS E VERDADEIROS sobre o embate, negócio ou concorrência, certamente,saberá fazer a lição de casa, já aquele que SÓ ESTIVER MOTIVADO certamente dará com os "burros n’água" pois agirá só com EMOÇÃO e sem RAZÃO, levando-o a quebrar a cara com muito mais freqüência do que um TREINADO de forma profissional.


Então você dirá que MOTOR não anda sozinho, aliás é verdade, mas lembre-se que HÁ MOTORES que funcionam à base de energia solar e eólica, ou seja, SÃO MOTORES MOVIDOS A ENERGIA NATURAL ...é essa ENERGIA que você deve implantar e incutir na MENTE E CORAÇÃO de todos, pois SÓ A REALIDADE DOS FATOS é que SÃO VERDADEIROS, ESPONTÂNEOS E NATURAIS, levando todos a CONQUISTAS EFETIVAS E SEGURAS, assim como disse o mais sábio ESTRATEGISTA conhecido, SUN TZU em seu Clássico livro "A Arte da Guerra":




"CONHECEREIS A TI E AO INIMIGO E NUNCA PERDERÁS UMA BATALHA"




A dedicação ao TREINAMENTO é vital nas Empresas, mas devem ser acompanhadas de MOTIVAÇÃO, só assim os resultados aparecerão mais rapidamente; ativar um sem o outro é CORRER SÓ COM UMA PERNA.




"MOTIVAR É OURO, TREINAR É PLATINA"




"TREINE E MOTIVE SUA TROPA, RARAMENTE DEIXARÁS DE ATINGIR SUAS METAS E OBJETIVOS"




JOHN ROBERT

                                                     

Nenhum comentário:

Postar um comentário