EMPRESÁRIO COM PAIXÃO PODE ENTRAR EM FALÊNCIA
Já faz tempo que paixão pelo negócio é algo bom ao empresário! Muito embora sempre ouvíssemos a frase que o empresário necessita ser um "apaixonado pela sua empresa e/ou ideia", constatamos que o índice de morte empresarial destes "amantes do próprio negócio" é altíssimo... Por quê?!...O que acontece?! Certamente, não discordo da importância de gostar do que se faz, nem estou dizendo que o empresário deva ser indiferente com seu próprio êxito empresarial... Não, não é isso!...Porém...
Esta postura distancia o empresário da razão e do bom senso e o transforma num lunático cegueta levando-o às raias do fanatismo inconsequente. Desta forma, ele não conseguirá pensar sobre todas as possibilidades que influenciam direta e indiretamente sua atividade empresarial. Claro que o empresário deve torcer para obter sucesso empresarial, mas desconsiderar:
a) crescimento dos concorrentes
b) avanços tecnológicos e científicos
c) mudanças de políticas econômicas
d) perda de talentos humanos
f) parcerias remuneradas
g) não treinar sua equipe
Certamente, terá pouquíssimas oportunidades de êxito, ou seja, não adianta se trancar numa sala e ficar ouvindo só dos próprios funcionários que seu negócio é ótimo e maravilhoso. Isto não basta! Mesmo porque seu funcionário não deve ficar falando que seu negócio é bom. Aliás, tenha a certeza, se isto existir, é um grande puxa-saco. O que deve existir é a crítica positiva e atitude pró-ativa constante, buscando melhoria contínua ou até uma revolução total no próprio negócio. Tenha gente assim e terá gênios, haja vista que estes contestam sempre o que já está estabelecido como correto e usual. Mude o que está a sua volta, veja tudo como velho e ultrapassado, pois somente esta postura lhe dá a vanguarda e pioneirismo com o conseqüente sucesso em seu seguimento empresarial.
Acontece que hoje em dia a concorrência é tão grande e acirrada que, se o empresário "deitar em berço esplêndido" achando que seu negócio é bom demais, ou ficar pensando que está avançado para seu tempo, fatalmente sucumbirá, no mínimo, à concorrência e avanços tecnológicos. Tenhamos a certeza absoluta, o mundo depois da internet é completamente outro!
Desconsiderar o poder da internet, hoje em dia, por qualquer empresário é o mesmo que assinar a própria sentença de morte, haja vista os enormes avanços que ela (web) já deu. Escuto todos os dias, pelo menos de cada cinco empresários, quatro que não querem ouvir a verdade preferem ficar na utópica crença de que ele está certo e seu negócio é revolucionário. Coitadinho, sua empresa vai morrer, é óbvio! Questão de tempo!
Não se pode esquecer que seja lá o que você produz, revende e ou presta como serviço, hoje em dia, basta entrarmos no Google e certamente existirão diversas empresas concorrentes fazendo, exatamente, a mesma coisa, logo cabe aos que desejam perpetuar seu negócio, realizar:
a) Remuneração significativa aos colaboradores e Parceiros
b) Informar-se sobre todas as novidades em negócios
c) Contratar especialistas de visão generalista
d) Absorver todos os avanços tecnológicos
e) Cumprir à risca, descrito acima, as letras a, b, c, d.
Paixão? hummmmm...bem, é o seguinte...Apaixone-se só pela mudança! Vou repetir: veja seu negócio como velho e ultrapassado, sempre! Crie, evolua, não fique estacionado... é como dizia o saudoso Cazuza: "O Tempo não para"
JOHN ROBERT