sábado, 31 de julho de 2010

OS SEGUIDORES




Amigos,




QUEM É ESSA GENTE
VALOROSA E ESTÓICA
QUE MUITAS VEZES SEGUEM
LÍDERES IDIOTAS, IMBECIS E DITADORES,


Quase sempre enaltecemos as qualidades e características dos líderes, buscando enumerar pontos de relevância para o aprendizado de todos, MAS SER LÍDER é algo que se conquista e não se impõem.


Mas, e os SEGUIDORES? quem são eles? qual sua importância? qual sua relevância? como agem? como pensam?


Ainda sobre a liderança também fazemos distinção entre os dois tipos mais conhecidos, de um lado a liderança Autocrática e de outro a liderança Democrática, respectivamente temos como exemplos Autocráticos: Hitler, Mussolini, Máo Tse Tung, Fidel Castro dentre tantos outros; do outro lado, temos o líder Democrático, ou seja, é aquele que se encaixa na essência do famoso livro “O Monge e o Executivo” explicando que, tecnicamente, o líder tem que servir aos seus seguidores,


Mas pra que servem os SEGUIDORES? Será que eles são tão importantes quanto ou mais que o LÍDER?...onde se encontram, como se agrupam, quem efetivamente eles seguem?


Na verdade os SEGUIDORES tem mais força do que possam imaginar, ou seja, se a massa (povão) não seguir tal fulano, então esquece, pois ele, o fulano, não irá muito longe, não é líder de nada, mas apenas de sua idiotia orgulhosa e egoísta; isto mesmo, pois a nobreza de ser líder geralmente derrama muito fascínio às mentes e corações daqueles mau preparados ao posto.


Os SEGUIDORES, podem muito, mas desconhecem esta FORÇA E PODER, pois se soubessem derrubariam a torto e a direito aqueles seres humanos que “ESTÃO” na cadeira de líderes e não “ SÃO” nada, se bobiar não mandam nem em casa, quanto mais do serviço ou atividade profissional?!


Não é ao acaso que esquemas de dominação e manipulação são disseminados, via novelas, futebol, shows e outros mecanismos, justamente para amainar a IRA da turba de SEGUIDORES.


Os SEGUIDORES deveriam aprender a se arregimentar com organização, disciplina e metódo e só seguir aquilo e aquele que, de fato, valessem a pena, pois muitas pessoas que são escolhidas como líderes, só fazem cagadas, uma atrás da outra, logo leva a sua equipe à exaustão, desconforto, intrigas e perda de confiança, desta forma a liderança cai em descrédito e seus liderados, seguidores e/ou prosélitos também descambam à depressão e estresse nas relações interpessoais do cotidianao, isto quando não explodem e “metem a boca no trombone” ..vão atrás de seus direitos e os reivindicam através de acordos, aí os SEGUIDORES mostram sua FORÇA E PODER.


Ludicamente, o líder é exaltado e enaltecido ao ponto de fazerem ODE ao cargo, porém o líder de verdade, não está a cata de aplausos e/ou reconhecimentos, pois sabe muito bem de sua limitação, caso nenhum seguidor lhe dê apoio irrestrito e incondicional, na verdade ele é sim um outro seguidor mas de um líder muito maior, ou seja, o Verdadeiro Líder que é DEUS é que lhes dá o “pão de cada dia”, através do apoio dos seus seguidores, independente de se acharem experts no assunto liderança, sabem que sem DEUS e sem SEGUIDORES, NÃO SÃO NADA!


Neste caldo, o que sobra, VIA DE REGRA, são seguidores cegos e ignorantes sendo orientados por outros cegos em cargos de liderança, logo justiça seja feita, é melhor que os SEGUIDORES, se unam e reinvindiquem seus desejos e direitos, pois como já disse Martin Luther King, raramente a liberdade é dada por quem comanda, mas sim por SEGUIDORES que reinvindicam.


É como diz o velho ditado: “...cada povo tem o líder que merece”.




A História do Mundo, por exemplo, deve ser lida sim, mas compreendida, num nível superior e mais amplo sobre a VIDA, pois se de um lado Tiradentes foi herói para nós, certamente nos livros de História de Portugal ele foi criminoso, assim como Napoleão herói Francês é criminoso também na literatura lusitana, ou seja, dependendo a óptica uns são Heróis enquanto, ao mesmo tempo, podem também ser criminosos, depende o ponto de vista, aliás o que será Hitler para os Alemães?...sacou?


Na questão dos seguidores também é assim, pois os ESCRIBAS antigos e HISTORIADORES atuais, quase sempre contam a História com muito glamour, pompa e circunstância sobre os LÍDERES, mas na verdade, muito embora estejam certos de suas observações, a verdade que mostram É RELATIVA, pois deveriam sim fazer a JUSTA REVERÊNCIA E HOMENAGEM aos SEGUIDORES, tendo em vista que os líderes não teriam tanto brilho sem eles, os SEGUIDORES.


A FORÇA não está nos LÍDERES, mas sim nos SEGUIDORES, mesmo porque LÍDER, nada mais é do que a representação e/ou aglutinação de anseios, desejos, ideais e pensamentos de um grupo de pessoas.


LÍDER solitário, não é líder, mas sim MISSIONÁRIO, porém isto é outra observação para um outro artigo, separando bem estas “FIGURAS” apesar das similitudes entre LÍDER E MISSIONÁRIO.


O perfeito entendimento sobre estes atributos, promovem maior acerto nas decisões do dia dia e interpretações mais coerentes sobre as reais ou verdadeiras qualidades dos que nos rodeiam, lembrando apenas um detalhe, que é o mote deste artigo, ou seja, aos Líderes cabem sim justa homenagem, mas aos SEGUIDORES cabem as honrarias, pois de fato, são eles que fazem as coisas acontecerem e quando se vê um líder consciente, normalmente ele diz que sua medalha, troféu ou prêmio é de todos aqueles que os apoiaram e seguiram, pois sem eles O LÍDER não estaria lá; uns utilizam este discurso com viés político interesseiro, mas quando proferidos com sentimento verdadeiro e do fundo da alma, só tendem a aumentar a reverência de seus prosélitos e estes sabem muito bem quando é REAL um reconhecimento e agradecimento por parte daquele que ESTÁ como LÍDER.


Seguidores podem ser de Brancaleone ou podem ser os que nunca existiram ao lado de De La Mancha, mas de um modo ou de outro são eles que darão REAL E VERDADEIRO VALOR ao indivíduo no cargo de líder.


Respeito, veneração, complacência, indulgência, paciência e AMOR, são requisitos mínimos para se dar bem com os SEGUIDORES.


“SEGUIDORES, ESTES SIM, SÃO FORTES E PODEROSOS, BASTA APENAS SABEREM”




COMPLEMENTO: http://sites.google.com/site/johnrobertvisao/os-seguidores




JOHN ROBERT


                                                     

Um comentário: