sexta-feira, 6 de agosto de 2010


ESTRATÉGIA E NEGOCIAÇÃO
Alguns diletantes, no dia-a-dia, não imaginam a importância sobre o conhecimento de estratégia e negociação. Desta forma, reclamam do mercado, da economia, dos concorrentes, dos superiores, dos subalternos, dos donos... Enfim, os que desprezam este aprendizado vital sucumbem cedo ou tarde, na fuga das desculpas, sempre proclamando que os fatores externos são um problema, desta forma, tentam justificar a própria acomodação pra não dizer burrice.

Estratégia e negociação estão inseridos desde o reino mineral, vegetal, animal até o homem. Logo, se faz de forma impreterível seu conhecimento, aprendizado e aplicação, pois só assim poderá ter alguma possibilidade verdadeira de sucesso em alguma ação ou empreendimento.

Na natureza, os parasitas negociam a simbiose e o camaleão muda de cor buscando melhorar a estratégia. Estes são apenas dois simplórios exemplos, mas se analisados sob a óptica disciplinada, criteriosa, metódica de estudos avançados, encontraremos sempre a existência da estratégia e negociação nos mais ínfimos detalhes da vida. Digo isto, pois a grande maioria das pessoas não dimensiona a grandeza e pujança do conhecinento destas artes sublimes e milenares. Aliás, a coisa mais rara do mundo é você encontrar alguém e poder dialogar sobre o tema (estratégia e negociação).

Alastra-se a mentecaptalidade como um verdadeiro câncer, temos aí a metástase da idiotia, ignorância e imbecilidade em nossa sociedade. Porém, estudar com profundidade estratégia e negociação cabe somente aos que já estejam em estudos elevados (adiantados) sobre o tema. Logo, ficarei na superficialidade da questão, mas que em nenhum momento é de menor impacto e importância o seu conhecimento, pois trata-se de aulas iniciais desta "pasta educativa". Analise os fatos abaixo:


a) Problema comum para as empresas é a concorrência que avança ganhando mercado;
b) Problema comum ao desempregado é a idiotia de enviar curriculum;
c) Problema comum ao empregado é a infantilidade de lutar por sua permanência na empresa;
d) Problema comum ao dono de empresa é a luta em vão de diminuir pessoal escolhendo só mão-de-obra barata e desqualificada...tudo vira commodities;
e) Problema comum de todos é pensar na possibilidade de viver sem educar-se.

O que desejo observar é que se a pessoa conhece as lições básicas sobre estratégia e negociação, certamente evitará tais "problemas comuns". Até um bebê negocia sua alimentação quando chora, pois o mesmo se utiliza da estratégia dos gritos para pleitear sua sobrevivência. Mais adiante, a mulher casada sabe muito bem negociar para obter do tonto do marido um cartão de crédito sem limites, utilizando-se de estratégias sexuais e outras mais elaboradas para o seu intento. O marido, por sua vez, usa velhas e burras táticas tentando enganar sua parceira, desta forma entrará para o grupo de reclamões, dizendo que viver com sua mulher é foda!

Os funcionários ainda se perdem nas velhas desculpas de médicos e problemas familiares para faltar no trabalho, levando seu chefe a odiá-lo, colocando-o na lista do próximo corte de pessoal. Na vida profissional, a busca pelo novo cliente é árdua e alguns ainda acham que basta aumentar sua equipe de vendas e terá melhor resultado! Ledo engano, pois se existe algo ineficiente e em extinção total é a existência, hoje em dia, do vendedor.

Paradoxalmente, necessitamos obter lucros nas empresas e se faz necessário que existam clientes para comprar, mas fazê-lo sem vendedores, como seria isso? Daí o velho ditado que diz: "Para obter novos resultados, tenha novas atitudes". Sendo que hoje em dia não basta mudar, é preciso matar o negócio e reinventá-lo completamente, ou seja, revolução é pouco! Fica o alerta, sendo que para alguns é tão tarde que já é epitáfio: "APRENDA LIÇÕES DE ESTRATÉGIA E NEGOCIAÇÃO"

JOHN ROBERT

                                                     

Nenhum comentário:

Postar um comentário